2008/05/22

CAPITAL INTELECTUAL - RECURSOS HUMANOS


E que tal falar de empresas mas pela massa humana. Aquilo que pode ser o segredo e valor de uma empresa e que muitas não assumem, mas também não desmentem.

Estou a falar de Propriedade intelectual? Claro que sim.
Este pode ser superior a uma patente ou marca, pois ele serve e molda a actividade empresarial.

Qual é o valor da Propriedade Intelectual? Como se vê? Como se mensura?
Bom, estar a falar do valor Humano e mensurá-lo no activo da empresa parece um pouco ridículo, pois um Homem com uma categoria qualquer não é um número, nem um preço objectivo no mercado. Tem valor, normalmente estamos a falar do valor que duas partes conhecedoras do recurso humano estão dispostas, interessadas na transferência entre elas pelo valor que reconhecem. Este sim parece ser a base que normalmente assenta no mercado, apesar de não preferir esta definição neste caso concreto pela ideia de “venda” de uma pessoa.
Sobre a valorização no activo como capital intelectual é para mim uma censura, pois normalmente poderá conduzir a uma valorização propositada da empresa imputando um valor de conveniência e tentá-lo passar despercebido de terceiros para assim manter uma performance estilo.

Eu concordo com aqueles que dizem: que se olharmos aos meios e recursos de uma empresa, a estrutura e características da empresa; podemos saber o verdadeiro valor da propriedade intelectual pelo nível de desempenho dessa empresa, ou seja, os resultados que ela obtém face aos recursos empregues e às características da empresa.
Não basta ser uma empresa grande, pois também se pode dizer que algumas não se medem aos palmos… Mas sim o desempenho dela face a todos os condicionalismos. Pode ser uma questão de optimização, mas nem sempre o maior é o que melhor aproveita as oportunidades que visam os objectivos da empresa.

Recordo uma postagem em que defendi que até à hora de entrar o elemento humano, todas as empresas são iguais.

Sem comentários: