2008/05/05

ASSIM SE FALA BOM... (CHINÊS)

POLÍTICA PROTECCIONISTA IDIOMÁTICA:

Para que servem as reguadas no processo ensino-aprendizagem?!
PART I
Reguadas, penso, extinguiram-se na minha geração e Eu ainda levei algumas da minha grande amiga e professora Naír de Couto. Ainda que poucas, serviram para me remediar no futuro e de certa forma mudar o comportamento, atitude e sobretudo despertar na resolução dos problemas do ensino primário, segundo ano de escolaridade.
Outros, já era de praxe. Parecia que tudo o que faziam era em função de dar a mão e dispor de umas boas palmadas, foi assim durante todo o percurso do último ano de activo desta professora que deixa a marca de um currículo indelével na escola Penalvense.

Sim, era uma professora exigente que zelava e cobrava pela boa prestação dos aprendizes. Uma pessoa amável que interagia com os aprendizes e aqui, fica-me uma de muitas recordações da Dª Naír; por vezes o inicio da lição da tarde começava com uma breve explanação emotiva da boa gastronomia que havia ingerido, e, num ápice seguia a lição.

Sem narrar mais recordações e afectividades à mestra Naír, e, portanto num ápice assumir também que aquilo que se segue a esta parte da postagem não tem conexão ou paralelismo à mesma.

PART II
O que li hoje e me encheu de admiração foi o proteccionismo idiomático na China que me lembrou as primeiras reguadas da primária. Estas reguadas chinesas são custosas e humilhantes quando assumidas publicamente (aqui).
“3 Erros ou lapsos” num jornal nacional são ao nosso nível excelente ou despercebidos face à extensão do programa.

Sem comentários: