2008/01/08

A arte de Blogar. A paixão da Blogosfera. (PARTE II)

Fiquei um pouco curioso face à postagem anterior e dedico esta às lições deste link (aqui) que aborda a boa prática de blogar (bem aprofundado). Curioso, pois ao meu conceito de blog e filosofia de publicação de textos, encaixa bem aos meus olhos.

Aqui fica extracto, para quem não se quiser dar ao trabalho de clicar e ler o link acima atalhado.

"OS DEZ MANDAMENTOS DA BLOGOSFEREA"

  1. "Você é uma pessoa antes de ser um blog. Blogs são pessoas, mas você não é um blog." (Concordo, mas guardo reservas.(
  2. Relacionamento social e de respeito social.
  3. “Ignore os trolls. Muitas pessoas vão escrever no seu site para incitar discussões sem nenhum aproveitamento. Ignore, exclua as mensagens destes tipos de pessoas e combine com seus leitores para ignorá–los também. Ofensas e discussões sem fundamentos servem apenas para “sujar” seu espaço. Seja rigoroso e delete sem pena nenhuma comentários maldosos e críticas ofensivas.”
  4. “Seja objetivo no tema do seu blog.” (tento esse objectivo, mas gosto diversificar. Paciência).
  5. “Não existe concorrência. Preocupe–se com a sua vida e esqueça a dos outros. Não encare os outros como inimigos ou concorrentes. Se blogar é um aspecto de tornar a vida mais divertida, divirta–se e faça amigos.”
  6. “Nunca faça barganha de links com outros blogs. Isso é uma coisa que ninguém nunca me pediu, mas muitas pessoas me falam de pessoas que escrevem pedindo para serem linkadas em seus site para aumentar o status de seus blogs no PageRank. Links não se compram e não se barganham, links são conquistados. Se seu conteúdo é legal e relevante, as pessoas naturalmente vão linkar pro seu site. É questão de tempo. Negociar links com desconhecidos te faz parecer um amador.”
  7. Disponha certa informação pessoal sobre você.
  8. Aceite críticas e não entre em discussões em público.
  9. “Você é uma pessoa pública.” (Será!?) “Pessoas costumam lembrar mais da suas gafes mais do que do seus acertos. Se errar, não sinta vergonha de se retratar em público. Se escreveu errado, corrija. Todos cometem erros e você vai cometer também. Não critique pessoas; critique idéias e pensamentos e deixe claro seus argumentos.”
  10. "Seja Você." "Seja honesto sempre. Não busque ter créditos pelo que não é seu. Cite sempre as fontes de inspiração dos seus textos e dos seus posts. Não se comporte como se você estivesse na segunda série e que a professora nunca vai percebeu que aquela redação que você entregou foi copiada da internet. Ninguém vai te aplaudir se ficar copiando as coisas que você vê nos sites gringos sem citar a fonte. Não é só você que sabe ler em outro idioma. Se você tem o hábito de plagiar coisas da web, saiba que um dia será pego."

Sem comentários: