2007/05/02

O nosso comércio, o nosso mercado (...)



Há uns tempos, matinando um pouco sobre as benesses de um comerciante instalado na zona interior, mais própriamente no nosso concelho e arredores, constatei que a nossa autarquia felizmente não goza de uma verba que legalmente pode usufruir dos seus comerciantes [alínea d) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei n.º 1/87, de 6 de Janeiro]. A DERRAMA (imposto acessório de IRC) não é aplicável no nosso concelho, este conceito existe mas a taxa da mesma é ZERO. FELIZMENTE...
A defenição da taxa de derrama aplicável ao nosso comércio fixada em 0% (zero), tem como pude verificar, atrair o investimento e apostar no crescimento do nosso comércio. INCENTIVAR A IMPLEMENTAÇÃO DE UNIDADES COMERCIAIS.
Por exemplo, no litoral zona atractiva para desenvolvimento e expansão de unidades comerciais a taxa de derrama sobre a colecta chega (em certos municípios) ao máximo legal de 10% (sobre a colecta).
Esta benesse por si só garantida pela autarquia NÃO BASTA. Este assunto por enquanto não quero discutir. Poderei posteriormente publicar mais matéria sobre aquilo que deve ser aposta e prioridade no enriquecimento da nossa economia e concelho. É certo que devem ser tomadas mais medidas como também ser pensado e discutido soluções em benesse do desenvolvimento do concelho, que passa como obvio pelo melhoramento da nossa estrutura comercial.

Não escondo, que da minha parte era total interesse uma política de abertura da autarquia aos comerciantes, cooperação, divulgação de informação, incentivo ao empreendimento, organização de debates que discutam matérias relacionadas com o comércio local e interesses de ambas as partes.

Isto, pelo futuro e vitalidade económica do nosso concelho (um concelho que há bem pouco tempo foi considerado como estando no 5.º mais pobre do país).

Penso que, uma estratégia ideal para competir com outros concelhos.

“COMPETIR EM TODOS ASPECTOS”

NOTA: Isto é apenas uma opinião, não fiz, pressionei ou desafiei a quem compete este desempenho.




3 comentários:

Anónimo disse...

Bom sentido de HUMOR (negro), logo nulma altura em que os comerciantes guerrilham com a CMPC pelas multas de 50% às taxas de publicidade mercantil.

"Depois da tempestade vem a ..."

Rogério Carvalho disse...

lool

Anónimo disse...

Uma opinião:

Em Penalva o pessoal gosta de um bacadinho de agitação.
Tens de incutir o drama e trabalhares melhor num sentido de critica das análises, desta feita à nossa autarquia.

É certo que dás a cara, mas...

Coragem