2009/09/12

LEGISLATIVAS 2009: DEBATE JOSÉ SOCRATES vs MANUELA FERREIRA LEITE

É somente a minha opinião e impressão que fiquei do debate entre os líderes do PS e PSD às legislativas de 27 de Setembro de 2009, opondo respectivamente o Eng. José Sócrates e Dr.ª Manuela Ferreira Leite.

Em geral, o debate pareceu-me que Manuela Ferreira Leite está com Governo e José Sócrates na oposição, inverteu-se o esquema, os papeis daquilo que se esperava. Esperava-se que fosse a Ferreira Leite a problematizar o Sócrates e não o contrário.

Asfixia Política?
Qualidade da Democracia, surgimento da Lei da Paridade vem pelo Governo do PS (haverá maior participação no género feminino na política portuguesa). O Exemplo da Zona Regional da Madeira é um belo exemplo da qualidade da democracia que o PSD defende?!

O José Sócrates é responsável pela asfixia porque está há 4 anos e meio no poder!!! Se calhar devíamos ter o tal semestre sem democracia, talvez resulta-se!!! O Alberto João Jardim da Madeira deve ser presidente há… (?) [segundo a teoria do tempo, de Ferreira Leite].


Política e Ética.
É mero assunto de justiça. A justiça que separe as àguas. [ideia que fiquei das palavras de Manuela Ferreira Leite]. Portanto, Ética na Política é responsabilidade da justiça, não age pró-activamente.


Falso candidato (Alberto João Jardim)? Ferreira Leite entende também que José Sócrates é falso candidato por concorrer a Primeiro Ministro e Deputado (concorre para ganhar e para perder?). Isto é outro nível de intelectualismo, isto sim, na democracia.

TGV (Manuela Ferreira Leite)
Defendeu 4 TGV´s, agora é contra um único;
Não gosta que discordem dela... Não gosta dos Espanhóis metidos na política Portuguesa;
Resolução do concelho de Ministros, não é decisão. "Volte face"!?

Política Fiscal
6,83%, maior défice orçamental em 2005 (Governo PSD).
Melhores níveis de eficiência fiscal. Mudanças no IRC, mudanças na Seg. Social. Aumento do IVA (Governo PS).

Situação do País e Economia
Ferreira Leite aponta o acréscimo de desemprego, não modernização, decadência e que a crise foi e é uma benesse para o Primeiro-ministro camuflar a causa destes problemas com a crise mundial…José Sócrates, defende-se concretamente a esta questão, sendo válido que:
Em 2007, tinha à volta dos 133.000 novos postos de trabalho, que o défice reduziu, estabilizando as contas públicas.
Que em 2003 (PSD) em tempos de recessão económica, apoiou 1.530 empresas de pequena e média dimensão; em 2009 o Governo apoiou convenientemente 33.000 PME (mais eficaz e mais participativo na dinâmica económica).

José Sócrates contraria M. Ferreira Leite, dizendo que o pessimismo não ganha batalhas, não gera emprego. Mas sim a ambição, vontade e energia.

Portagens
Seguir o Programa? Então não eram precisos Primeiros Ministros, bastavam os Directores Gerais a seguiriam religiosamente o Programa. Assusta, porque prometem umas, fazem outras (Manuela Ferreira Leite).
Algarve não tem alternativa para se cobrar SCOUTS, e a Beira Interior??? (não entendi aqui a MFL).

Da maneira como anda o Estado, o problema das portagens já não chega para resolver (MFL). [Se calhar vale mais também cobrar portagens nas estradas nacionais!!! (olhe que pode ajudar)].

Política Social
Segurança Social – Esperava-se tocar nas feridas deixadas pela reforma política na Segurança Social, nomeadamente, nos direitos às reformas. Parece que o entendimento é unânime entre as duas forças políticas. Apenas se discute com críticas ao PSD por programar uma privatização da Segurança Social (o contribuinte terá “responsabilidade individual”).

Salário mínimo nacional, subiu 10% contra 0% (diferença entre Gov. PS e PSD, segundo Sócrates).

Em relação há Medicação, os genéricos e importância destes no benefício dos utentes.

O Programa PARES, apoios socias, equipamentos sociais. Sócrates acusa Ferreira Leite de ter suspendido tudo projecto social, travando os apoios em equipamentos sociais. Ferreira Leite, foge ao assunto, desviando-se para a economia empresarial… (?)

O Sistema Nacional de Saúde – Segundo Sócrates, o PSD não fala no SNS, primeira vez que tal acontece. Ferreira Leite acusa o PS de acabar com os Subsistemas Nacional de Saúde…

Educação
Novidades: Escola pública até às 17h30. Estudo Inglês, acompanhado e desporto (primária).
Sobre a polémica dos professores, é verdade que o PS foi tomado como não grato com os interesses da classe de professores, mas, saliento que as decisões votadas em Parlamento para o modelo de avaliação dos professores,
foi aprovado pela famosa e ausência de grande parte dos deputados do PSD no dia de voto (o PSD tem responsabilidades acrescidas nesta aparente falta de interesse).

Na Educação, recordo que foi no Governo do PSD, que inflacionou as propinas aos Estudantes Universitários, no ano de 2003. Asfixiou o orçamento de quem luta por uma boa formação e qualificação académica e profissional.

1 comentário:

Barbata disse...

Essa está boa! Não podia estar mais em desacordo!

Se vires com atenção, tirando os óculo da subserviência partidária, a Manuela Ferreira Leite foi esmagada pelo Sócrates! Como estava muito mal preparada não se conseguiu defender das mais pequenas coisas, muito menos de grandes questões estruturais para o país... A inversão de papéis é facilmente explicada: quem começou o debate?

Essa má preparação resultou numa arrogância sobremaneira desmedida da líder que se diz da verdade e da confiança!

Quanto à formação de Governo a ver vamos! Ou teremos um governo minoritário com baixa margem de manobra (o que em época de crise, não é bom para o país) ou teremos uma coligação do bloco central (pobre e podre à partida) ou, outros cenários possíveis, são ou uma coligação à esqueda (condenada pelo anarquismo bloquista) ou uma coligação à direita (condenada a excessos, como foi a coligação PSD-CDS com Durão e Portas)

p.s. outras considerações tinha a fazer, mas o tempo é curto!