2009/05/19

HAMBURGO - PAPA BENTO V

Este post é bem uma das memórias que tenho da minha passagem por Hamburgo em Dezembro de 2008.

É uma extraordinária história que para mim foi toda ela novidade.

Papa Bento V (Figura ilustrada abaixo).


Morreu a 4 de Julho de 966 (Hamburg), primeiro e único Papa que pela história morreu fora de Roma. O Principal motivo deve-se ao cenário de desavença entre o imperador germânico com o Papa romano João XII (retirado do poder pelo imperador, em troca de um leigo, Papa Leão VIII). No entanto, esta situação de imposição e retiro de poder a João XII causou conflitos entre apoiantes de João XII e do imperador Oton, que após o imperador sair de Roma, João XII reconquista o poder e título Papal.

O Imperador germânico Oton I, possuidor de um império muito poderoso em termos bélicos, regressa novamente a Roma para instaurar a ordem religiosa, impondo legitimidade na aprovação papal.
Nomeou Papa, Bento V, que acabaria por ser expatriado para a Alemanha, cidade de Hamburgo, para Oton se precaver de potenciais desordens e manifestações contra o seu protegido da legitimidade papal.

Segundo o membro clerical que me acompanhou na visita da igreja, o Papa Bento V é homenageado na Igreja matriz de Hamburgo, mas nunca se adaptou à cultura Alemã e acabou por morrer de desgosto.


P.S. - Aceitam-se contestações à história, pois admito desconhecer por completo as narrações verídicas da história da Religião Católica, Cristã.

Sem comentários: