2009/10/16

NAMUR

(Interior da Citadelle de Namur)
Namur é cidade e capital de um Distrito de seu Nome. Pertence à região da Valônia, no sul da Bélgica, próximo de França e Luxemburgo.

Namur tem a Catedral dedicada a Saint Aubain e a belfry (ou actual Bourse du Commerce), e, classificadas pela UNESCO como património histórico mundial.

(Belfry ou Bourse du Commerce)

Namur, teve a devida importância no transporte e troca de mercadorias e relações negociais, não sendo, no entanto, do mesmo sucesso de Bruges e Antuérpia.

(Kasemates, Citadelle de Namur)
Namur é uma cidade possuidora de uma notável Citadela (“La Citadelle” de 80 hectares). Um forte de batalha que, ao longo de vários séculos foi a pérola nas estratégias militares dos Romanos (italianos), Franceses, Holandeses, Austríacos e, mais tarde dos Alemães (nas 2 Grandes Guerras). Durante os séculos XIV e seguintes, até á queda de Napoleão em 1815, Namur teve várias sucedências de controlo militar entre holandeses (Flandres), Franceses e até Austríacos.

(Citadelle e Rio Meuse, junto à Ponte de Jambes)

A Citadela está posicionada no ponto mais alto da cidade, daí a importância do forte na estratégia de defesa e controlo militar. Está entre dois Rios, Sambre e Meuse.

(Parc Marie-Louise, Namur)

Actualmente e estranhamente existe um costume Namurense, marcado na 3ª segunda-feira de Setembro com o “Combat de l'Échasse”, a “Batalha pelas pernas de pau douradas”, praticado entre duas equipas, os “Mélans” e os “Avresses”, vestidos com roupas medievais sobre pernas-de-pau batalham em uma das praças principais da cidade... (Cidade Bélica!!!).
Não deve ser muito de “Mon Amours” (Namur)!!!
(Cimo da Citadella, junto à Tourelle des Guetteurs ou conhecida Torre Holandesa)

Sem comentários: