2009/07/24

ANTUÉRPIA


Antuérpia, Anvers (francês) ou Antwerpen (flamengo).

(Castelo Museu Marítimo - Nationaal Sheepvaartmuseum)

A cidade “diamanteira” do Mundo, dizem que 80% das transacções de diamantes são efectuadas na Antuérpia. Aquilo era só "diamantes", eternos diamantes, sendo que a maior parte dos NEGÓCIOS dos diamantes são controlados pelos JUDEUS... eheheheh

(Grote Markt, Grande Praça e o Brabo, lendário soldado romano que libertou Antuérpia)
É também a 2ª Maior Cidade Belga e a maior da Região Flamenga (ou Flandres). Banhado pelo Rio Escalda e com o famoso porto de negócios para o comércio internacional, no século XV, Antuérpia transformou-se rapidamente num dos mais bem sucedidos centros comerciais e produtores do Velho Continente.
No início do século XVI e após a chegada à Índia, os "PORTUGUESES" transferiram e criaram a feitoria mercantil em Antuérpia e mais tarde, também os Espanhóis acompanharam-nos no nosso percurso mercantil em Antuérpia, tornando a cidade num centro mundial económico (e mercantil).

(Grote Markt, Anvers)

Curiosidade: Os Judeus que eram os verdadeiros artistas da prática mercantil, sempre estiveram presentes e moveram-se para Antuérpia após terem sido expulsos de Portugal com o período negro da inquisição, embora, o destino para os bens sucedidos negócios, convidava-os a operarem na Antuérpia.

(Onze-Lieve-Vrouwekathedraal)

Antuérpia é além de um centro económico, uma cidade cultural e intelectual. Viveu dias complicados quando entre o século XVII e XVIII teve o Rio Escalda encerrado à navegação em cerca de 150 anos, prejudicando assim a virilidade da cidade. Isto devido à assinatura do Tratado Paz de Vestfália, após o fim da Guerra dos 30 anos.

(Um diamante na sua Mão; Av. Meir)

2 comentários:

Red Dust disse...

Estive por lá, para uma visita rápida, em Junho. Uma bela cidade, aliás como algumas outras que vi da Bélgica. Fiquei surpreendido com a beleza do país. Não estava à espera de tanto.

Abraço.

Rogério Carvalho disse...

Amigo Red Dust, estou a ver mesmo que a propaganda que fazem da Bélgica não é assim muito positiva.

Visitei algumas cidades da Bélgica e achei que a Bélgica é um País belo e agradável de se viver. Pelo menos no Verão!

A impressão que também fiquei, foi, de que os turistas ficam fascinados com as cidades Belgas. Portanto, parece mesmo que existe uma propaganda contrária às características do País.

Cumprimentos
Rogério Carvalho