2009/10/24

PRÉMIOS E DIPLOMAS MARCARAM DIA DO ISCA-UA

Quarenta dos 123 recém-licenciados em Contabilidade, Finanças e Marketing e cinco dos primeiros sete mestres em Contabilidade do ISCA-UA estiveram este Sábado (...).


O Dia do ISCA-UA é o de 22 de Outubro, mas à semelhança dos anos transactos, as celebrações cerimoniais são no primeiro Sábado após o Dia do Instituto.

Eu juntei-me à festa para recolher um dos sete primeiros mestrandos atribuídos pelo ISCA-UA, na companhia de mais quatro mestres de curso. Esteve ausente a minha amiga Mestre Vanessa Adelaide Fernandes Neto Amarantes Pereira por se encontrar a estagiar em Varsóvia, Polónia.

2009/10/22

PERSONALIDADE: JEAN SARKOZY

(Eu não me esqueci do noticiário que li acerca de uma semana)

FICHA TÉCNICA:
Idade: 23 anos
Académico: Inscrito no 2º Ano do curso de Direiro
Descendência: Sarkozy

Vejam com que idade e faculdade se pode fazer homenzito!

"Filho de Sarkozy pode ganhar alto cargo e gera críticas de nepotismo"

“Faz falta um jurista: bom, ele tem o segundo ano de Direito. Faz falta um homem que perceba de negócios. Bom, estou certo que tem boas aptidões para isso. Além disso, há que não esquecer que o governo tem um plano de ajuda para jovens.” (Laurent Fabius)

2009/10/19

HAMBURGO

(41ª Edição - Feira/Festa de Natal Hamburgo)
Hamburgo, cidade capital de distrito, localizada no Norte da Alemanha, nas margens do Rio Elba. Tem estatuto de cidade estado (Stadtstaat), segunda maior cidade do País e a oitava maior da União Europeia. Cidade Hanseática.

(St. Pauli, culto aos BEATLES, CIDADE onde o BEATLES se afirmaram, embora fossem de Liverpool. "Beatles-Platz").


É conhecido pelo grandioso porto marítimo (um dos Maiores do Mundo), actualmente o segundo maior da Europa, só mesmo ultrapassado pelo Porto de Roterdão (Holanda).
(Porto de Hamburgo, Referência Teatro Rei dos Leões à minha direita)

Hamburgo é o segundo maior pólo industrial da Alemanha, mas o maior Porto alemão, situado nesta cidade é o motor económico e social de toda a região, com empregabilidade directa e indirectamente de cerca de 250.000 postos de trabalho.

Um Pouco de História:

“Hammaburg”, primeira construção da cidade (ano 808), castelo feito num leito rochoso, no pântano entre os rios Alster e Elba. Construção envergada pelo imperador Carlos Magno (“burg” significa castelo e “Hamm” talvez seja proveniente do nome de uma floresta próxima do local).

(Rio Alster e Rathaus, município de Hamburgo)

Hamburgo sofreu ao longo da sua história invasões de Vinkings (ficando a cidade destronada), dos Polacos que incendiaram a cidade, entre outras gravidades e catástrofes, Hamburgo foi perdendo alguns dos poderes capitais, entre os quais do nível administrativo e religiosos, isto a partir do novo milénio. Salienta-se também que Hamburgo chegou a ser a cidade anfitriã do Papa Bento V, por imposição do Imperador Germânico Oton I.
Napoleão entre 1810 até sua morte em Waterloo (Bélgica 1814), também marcou presença em Hamburgo, anexando-a no mapa Napoleónico, mas porém, em Hamburgo consegue-se formar uma força local para o combater, apoiada por aliados Russos e Suecos.
Hamburgo sofreu dois grandes incêndios de grande porte nos séculos XIII e mais tarde XIX (1842, ¼ da cidade destruída), situações catastróficas como a inundação de 1/5 da cidade em Fevereiro de 1962 (elevação do leito do Rio Elba).

(Quarteirão Neustadt, Baumwall, Hamburgo)

No século XIX, Hamburgo cresceu em termos populacionais e de espaço territorial, desenvolveu o comércio marítimo, potencializando na época o Porto de Hamburgo ao terceiro maior porto da Europa.

(Torre Igreja de St. Nicolai, igreja danificada pelos bombardeamentos da 2ª Guerra Mundial)
A Segunda Guerra Mundial arrasou com a cidade de Hamburgo trazendo a morte a 42.000 civis. Também esta segunda guerra provocou a perda das colónias alemãs, e particularmente, Hamburgo perde grande parte das rotas comerciais marítimas e terrestres com a “Cortina de Ferro” (Muro de Berlim ou da Vergonha), tempo da Guerra Fria, que só em 1991 se deu a reunificação do território alemão.

(Parque "Platen un Blomen", Hamburgo)

O VINHO BRASILEIRADO



Será que Portugal adormeceu? A Europa também?


"Abra e se abra. Abra sua cabeça, abra um vinho do Brasil" - O Brasil está a ganhar mercado Europeu.

Consumo por curiosidade ou não, mas a verdade é que tem vindo a ganhar cada vez mais quota de mercado na Europa.
As empresas Brasileiras têm apostado no "Fair Trade" para cativar os mercados Europeus (aqui).

2009/10/16

NAMUR

(Interior da Citadelle de Namur)
Namur é cidade e capital de um Distrito de seu Nome. Pertence à região da Valônia, no sul da Bélgica, próximo de França e Luxemburgo.

Namur tem a Catedral dedicada a Saint Aubain e a belfry (ou actual Bourse du Commerce), e, classificadas pela UNESCO como património histórico mundial.

(Belfry ou Bourse du Commerce)

Namur, teve a devida importância no transporte e troca de mercadorias e relações negociais, não sendo, no entanto, do mesmo sucesso de Bruges e Antuérpia.

(Kasemates, Citadelle de Namur)
Namur é uma cidade possuidora de uma notável Citadela (“La Citadelle” de 80 hectares). Um forte de batalha que, ao longo de vários séculos foi a pérola nas estratégias militares dos Romanos (italianos), Franceses, Holandeses, Austríacos e, mais tarde dos Alemães (nas 2 Grandes Guerras). Durante os séculos XIV e seguintes, até á queda de Napoleão em 1815, Namur teve várias sucedências de controlo militar entre holandeses (Flandres), Franceses e até Austríacos.

(Citadelle e Rio Meuse, junto à Ponte de Jambes)

A Citadela está posicionada no ponto mais alto da cidade, daí a importância do forte na estratégia de defesa e controlo militar. Está entre dois Rios, Sambre e Meuse.

(Parc Marie-Louise, Namur)

Actualmente e estranhamente existe um costume Namurense, marcado na 3ª segunda-feira de Setembro com o “Combat de l'Échasse”, a “Batalha pelas pernas de pau douradas”, praticado entre duas equipas, os “Mélans” e os “Avresses”, vestidos com roupas medievais sobre pernas-de-pau batalham em uma das praças principais da cidade... (Cidade Bélica!!!).
Não deve ser muito de “Mon Amours” (Namur)!!!
(Cimo da Citadella, junto à Tourelle des Guetteurs ou conhecida Torre Holandesa)

2009/10/09

ACIDENTE - RUA PRIMEIRO DE DEZEMBRO

FOTOS:


Esta semana, na Rua Professor Tiago (minha rua de residência), arrebentaram uns canos de esgotos (ou coisa que o valha) e, o mais alarmante, é a falha de uma recente obra plurianual nas ruas da vila e a mesma obra ainda não está concluida.
Em conversa com um funcionário da câmara, a obra terá no futuro, ser levantada toda a calçada, porque não houve a devida troca para ligação de esgotos pelos novos canais, estando ainda em funcionamento os antigos canais, e portanto, aquela calçada, mais cedo ou mais tarde será novamente removida e recolocada.
Porque será que as obras não são feitas com consistência e racionalidade económica? Durante um ano de obras em curso, apenas se trabalhou um mês para a conclusão da mesma.
As obras ainda estão em curso, simultâneamente com reparações da parte que seria já dada como concluida.

2009/10/06

EFEMÉRIDES: A QUEDA DE UM REGIME POLÍTICO

Muhammed Saeed Al-Sahaf


Recordando a queda do regime iraquiano, o “ministro da informação”, aquele senhor que por norma falava e “sim senhor” fazia o relato da campanha bélica do regime iraquiano contra à invasão das tropas americanas.

Toda a gente se recorda que era o único orador da informação (iraquiana) que falava sim senhor, que as tropas iraquianas estavam a dar lições de guerra aos americanos e que estes americanos recuavam diariamente, sofrendo um massacre, pagando o atrevimento na invasão ao Iraque.

O fim da história deste Ministro da Informação que o contem os historiadores, mas a verdade é que até o “Chaimite” já o detectou em tempos pelo nosso Portugal.