2008/03/26

ECONOMIA & FISCALIDADE: ISP, IVA (CARGAS FISCAIS)

Fica aqui uma nota sobre a actualidade do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).
  • Saiba o peso do ISP no consumo de combustível fóssil e artigos relacionados. (aqui, aqui, aqui, aqui)
  • IVA, taxa normal deprecia para 20% (aqui, aqui, aqui)

(Acesso ao link aqui ou no quadro)

2008/03/20

ISTO SÃO LIÇÕES DE CAPITALISMO!!!

Começando nos mercados financeiros, acabando no prato da mesa e passando pela economia e política mundial, eis o modelo bíblico do ciclo económico da actualidade.
Quem é o Big Brother que nos leva a grande fatia da pesada herança que temos deste modelo económico?! Já pensaram!?


Teoria militar associada ao poder força económica:

Transacção de bens essenciais em Dólares, nomeadamente o petróleo. Todos os estados a acumular dólares em depreciação para poder adquirir o bem mais valioso no mercado mundial. Quem ganha?!Comprovado historicamente que sempre que um estado soberano pensa em tomar a decisão de transaccionar as próprias reservas petrolíferas com outra moeda! É bem (persuadido) a desistir por pressões políticas e por pressões militares. (artigos relacionados aqui e aqui).
“O homem que realmente pediu que o petróleo do seu país fosse pago em euros, foi Saddam Hussein em 2000. No inicio, a sua exigência caiu no ridículo, depois no desprezo, só mais tarde, quando se tornou claro que ele havia feito um bom negócio, se iniciou a pressão política para que modificasse a sua posição. Quando outros países, como o Irão, pretendem o pagamento noutras moedas, como sejam o euro e o iene, o perigo para o dólar é evidente, e portanto uma acção punitiva passa a estar na ordem do dia. A operação "choque-e-terror" de Bush no Iraque nada teve a ver com as capacidades nucleares de Saddam, nem com a defesa dos direitos humanos, nem com o objectivo de espalhar a democracia, nem mesmo com a tomada dos campos petrolíferos; o objectivo nuclear dessa operação foi defender o dólar, e consequentemente o império americano. Era preciso que todos tivessem o exemplo de que quem exige o pagamento do seu petróleo noutra moeda que não o dólar será igualmente punido.”
Esforço militar serve para: “(1) para se defender ou (2) para tirar benefício de guerra” (sempre o foi em toda a história da humanidade). Volto a recordar o artigo aqui.
Euro forte! Mas, mercados manipulados ou em jogo.
Naturalmente que hoje quando se recebe uma notícia de valorização do Euro face ao Dólar o que normalmente parece ser boa notícia! (artigo relacionado aqui)
Com a depreciação do Dólar face ao Euro começa a ser mais atractivo deslocar um património mensurado até então em dólares para Euros, pois a manutenção do capital em Dólares causa sérios riscos de volatilidade desfavorável do peso das fortunas. Assim este fenómeno de deslocação e conversão ou transferência de fortunas numa fase de grande depreciação do dólar pode ser uma oportunidade para quem negoceia aquisição de bens em dólares, como o ouro negro (petróleo).
Depois uma brincadeira nos mercados financeiros à vista ou até de futuros (derivados), pode ser a chave de novos horizontes de quem especula na bolsa.
Por exemplo: a Air France no mercado de derivados de petróleo assegurou a compra do barril de petróleo no futuro a um custo de aquisição francamente mais baixo àquele que se situa no actual mercado e tendências esperadas de evolução de preço de transacção de barril em Doláres. Por outro lado esta política de cobertura de risco trás sempre verdadeiros impactos no actual preço de mercado do activo subjacente. Ora vejamos, se os produtores de petróleo decidem não aumentar a produção e por outro lado já garantiram a venda de grande parte da produção futura, restará a uma produção cuja procura poderá exceder a oferta. Então os preços disparam e coitados de nós.

Em minha opinião, o mecanismo funciona provavelmente porque alguém com a valorização do euro consegue agigantar-se mais e antecipar-se na aquisição de uma produção que se mantém estável e lhes garante uma valorização dos activos adquiridos para felicidade deles.
Por outro lado e independentemente da depreciação do Dolar; uma vez que o consumo deste activo é sempre garantido por necessidade dos consumidores mundiais, e, como a produção não acompanha a procura dos especuladores e potenciais consumidores (...). Pena que todos nós inevitavelmente alimentamos o Big Brother.

Capitalismo sinónimo de…

2008/03/13

BONS CASAMENTOS! BOM PARTIDO!


Parece-me que se fala muito em correr com partidos pequenos. Uma maneira de evitar o desaparecimento sem história poderá passar por uma (re)integração de partidos num só.

Parece que namoros em alguns casos já duram há longos anos e há que arrumar a casa. Assim um novo símbolo, uma nova identidade. Uma novela...

2008/03/11

CONFUSÃO DE PAPÉIS SOCIAIS!!!


Curioso é!!! Mas qual é a admiração?! Não é inédito mas por vezes suscitam dúvidas quanto a conflito de papéis.

Uma pessoa pode e deve ser pluralista quando tem consigo um trabalho, uma família, amigos e/ou grupos. Porquê estranhar um comportamento natural de uma pessoa enquanto inserida num grupo específico?! (aqui - Mulher de António Costa na manifestação de Professores)

É perfeitamente natural haver diferenças comportamentais consoante as pessoas ou grupos com quem estamos. Um Homem é um complexo ser social.
Fica aqui um artigo de um Sociólogo, Fábio Belo que li e achei interessante. (artigo de blog aqui).

2008/03/09

PASSAGENS DA VIDA!!! BATALHAS NA COJUNTURA POLÍTICA

Isto sim!!! são e muito sofridas batalhas (à conjuntura) políticas. Não o sabia, parece inacreditável acontecer tanto a três gerações de uma família.

De facto sou mesmo muito novo e não acordei num mundo ou País como o nosso antes do 25 de Abril. Felizmente eu nunca vivi uma época como essa. Contam-se histórias mas esta parece mesmo inacreditável... NÃO PARECE COINCIDÊNCIA, PARECE PERSEGUIÇÃO (aqui - Carta Aberta ao Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares de António Vilarigues).


SENTENÇA INJUSTA NÃO DEVE SERVIR COMO PEDAGOGIA

2008/03/07

QUEM ESTÃO INCAPACITADOS? (TRABALHADORES OU AVALISTAS DA JUNTA MÉDICA?!)


"Penalva: Operários da autarquia"

Haverá conciência? Quais serão os limites? Terá a autarquia de os mandar para o fundo de desemprego por falta de adaptação ao serviço ou trabalho que deveriam estar habilitados?


Por onde anda este Portugal? (aqui)

2008/03/05

OPORTUNIDADE OU AMEAÇA: MANGUALDE PSA


Parece muito estilo português abordar assuntos de sensibilização social e não só.
Surge uma novidade qualquer que agita meio mundo e daí tudo parece que tem “alertas Google”, assim que toca palavra chave…. como ratoeira à espera do rato. Sem querer sensurar esta postura, eu também me identifico neste estilo.

Em Mangualde falar de PSA é quase oração ou testamento bíblico. Haja fé. "Até ______ chegarás, mas de ______ não passarás."
Li hoje no blog Terreiro de Mangualde um artigo sobre a palavra chave (PSA), aqui mesmo e de facto aquilo que no início parece uma contradição com o desejo do grupo na exclusividade portuguesa na produção e comércio no mercado Europeu (de Peugeot Partner), acabasse por salvaguardar pela mesma fonte (fonte PSA) que não é objectivo estratégico o mercado Europeu, mas…. Turquia geográficamente poderá com certeza significar AMEAÇA.

OPORTUNIDADE para o Grupo expandir para o continente Asiático, mas com atenção ao Europeu.

FENÓMENOS EXISTEM - PORTUGAL, BCP UM CAPíTULO NA HISTÓRIA MUNDIAL

Escândalos sempre presentes na economia capitalista. ENROM -2001; PARMALAT - 2004 (por exemplo aqui). Os escândalos financeiros.... os apetecíveis.
Como combatê-los?
Com uma nova administração com ideias de limpar e purificar a imagem deixada no rol público. Que reserva ao BCP?!

*** De boas _____________________ cheio (aqui).

Passo desde já a explicar o interesse acrescido nas notícias de entidades bancárias, nomeadamente do Millennium BCP. Por ironia do destino, na tese final da licenciatura cujo o tema foi o relato empresarial e sua importância quanto ao grau de informação qualificada. O tempo para concluir uma desejável análise prática quanto à adesão de empresas cotadas na bolsa portuguesa (o top PSI20), era tão curto que decidi apenas concentrar-me no BCP. Conclui a tese em Janeiro de 2007 e recordo-me da desconfiança que coloquei quanto à disposição do BCP na elaboração de um relato empresarial consoante as melhores práticas mundiais de divulgação. Conclusão: Forma até tinha, em substância detectei uma falta de interesse em seguir os padrões previstos em normas modelares, e, daí a crítica. Felizmente para mim o júri e restantes membros concordaram com os meus argumentos apresentados na defesa da tese (isto foi um passo difícil, criticar o relato empresarial do BCP).

Agora a mesma entidade vai ser por mim observada na tese de mestrado cujo tema é a “Imagem Institucional e a Ética Empresarial”. Estas postagens têm um interesse particular e naturalmente haverá mais.

2008/03/03

APEE: CLASIFICAÇÃO DAS ACÇÕES EMPRESARIAIS NUM ÂMBITO SOCIAL

APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial (aqui).



CARIDADE OU PUBLICIDADE?



A Associação Portuguesa de Ética Empresarial apresentou esta semana a Norma Portuguesa de Responsabilidade Social, cujo objectivo é estabelecer a diferença entre as entidades que fazem responsabilidade social e as que fazem "marketing" e relações públicas, tendo por base o apoio a causas, filantropia ou mecenato. A nova norma deverá ser publicada dentro de uma semana, altura a partir da qual as empresas poderão associar-se.
A Delta é a primeira empresa que demonstrou interesse em aderir à norma, cuja elaboração contou com a participação não só da empresa de cafés, como da Aucham, da GalpEnergia e da Securitas, entre outras.

(in expresso; 01-03-2008)